Ericeirense- “Toda a gente vai ser importante este ano”
“Toda a gente vai ser importante este ano”
“Toda a gente vai ser importante este ano. Se queremos que a Ericeira tenha um clube forte, temos que ser todos a ajudar”. A mensagem de Luís Freire, treinador da equipa de futebol sénior do Grupo Desportivo União Ericeirense (GDUE), “é para todos os que gostam do clube ou da Vila”.
“O Ericeirense é uma fonte de representação forte da Vila e, se toda a gente tiver disposta a ajudar este clube, todos juntos vamos conseguir bons resultados desportivos”, afirma à RCM.
Aos comandos da equipa de futebol sénior, na época 2012/2013, Luis Freire, de 26 anos e natural de Mafra, é o rosto do projecto “Ser Ericeira”, o qual assenta em duas vertentes.
“A primeira tem a ver com a aposta na formação base, em que nós tentámos que os treinadores recrutados para todos os escalões tivessem habilitações académicas e basicamente temos um programa delineado para que todos os jogadores jovens [a partir dos seis anos] tenham uma evolução até chegarem à equipa sénior, que é o grande objectivo”.
Confiante de que vai conseguir levar a bom porto esta missão, Luís Freire justifica o seu optimismo com a existência de uma “comunicação forte entre todos os elementos do clube”, algo que deverá, aliás, ser reforçado nesta época desportiva: “Esse é um dos nossos grandes objectivos, que todos possam comunicar e que todos tenham abertura para falar, dar ideias e desenvolver projectos”.
O reforço da comunicação interna será o primeiro passo da nova vida do GDUE sem nunca perder de vista a proximidade à população da Ericeira.
“O que nós queremos é unir a população da Ericeira ao clube, fazendo que toda a gente possa ver os nossos jogos e tenha entusiasmo em ajudar-nos. Queremos chamar essas pessoas a vir ver os jogos das camadas jovens e da equipa sénior”, defende Luís Freire.
O primeiro “toque a reunir” é já no dia 8 de Setembro em pleno Jogo da Bola, a partir das 22h00: “Nesse dia, iremos apresentar a equipa sénior de futebol, e seria muito bom para todos os que trabalham no clube sentir o apoio das pessoas desde o primeiro momento”.
A militar na 1ª Divisão Distrital, a equipa sénior de futebol do GDUE, vai descer à rua para uma primeira apresentação à população à qual promete, desde já, lutar pela subida de divisão.
“Se conseguirmos reunir as condições e apoios que estamos a tentar reunir, por exemplo, a nível dos transportes, temos como principal objectivo lutar jogo após jogo pela subida de divisão”, refere Luís Freire.
A equipa sénior, constituída, este ano, por 18 jogadores da Ericeira, tem o seu primeiro jogo oficial agendado para o dia 16 de Setembro com uma recepção ao Alta de Lisboa para a Taça da AFL.
“É uma equipa que irá ter no seu ADN o espírito da família e mística Ericeirense. É uma equipa com um misto de juventude e experiência que muito me orgulha liderar esta época desportiva”, explica.
Com 26 anos, o treinador do Ericeirense saiu aos19 de Mafra para Évora onde fez o mestrado em Educação Física.
Ex-adjunto de Filipe Moreira, Luís Freire tem ainda o curso de Treinador de Nível II.