3ª Divisão Nacional, Série E

A 3ª Divisão é o quarto escalão do Futebol Português, e divide-se actualmente em oito Séries (A, B, C, D, E, F, Açores e Madeira). As Séries de A à F e a Série Madeira são compostas por 12 equipas enquanto que a Série Açores é composta por 10 equipas. As Séries "Madeira" e "Açores" são só composta por equipas das respectivas Regiões Autónomas, enquanto que as restantes séries só admitem equipas de Portugal Continental. O campeonato é disputado em 2 duas fases. Uma primeira fase regular em que as equipas da mesma série jogam todas umas contra as outras a duas voltas, e uma segunda série onde as equipas são divididas em dois grupos, um grupo para determinar o campeão e as equipas que soubem, e um outro grupo para determinar quem desce aos campeoantos regionais. Nas séries continentais (A, B, C, D, E, F) os 12 clubes de cada série disputam a primeira fase (22 jornadas), para depois disputarem uma Fase de Subida para os 6 primeiros, e para os 6 últimos a Fase de Descida aos Campeonatos Distritais, com metade dos pontos alcançados na fase regular. Sobem de divisão os dois primeiros de cada série da Fase de subida e descem os 3 últimos de cada série da Fase de Descida. As equipas da nossa região abrangem a Série E:

Sport União Sintrense: Equipa mais representativa a nivel histórico do Concelho de Sintra, com mais épocas na 2ª Divisão, está à largos anos na 3ª Divisão.

Clube Atlético Pêro Pinheiro: Depois de mais de 20 anos na 1ª Divisão de Honra, regressa à 3ª Divisão nacional, onde tem passagem esporádicas

Real Sport Clube: Equipa que aparece da fusão do Queluz e Massamá, teve uma ascensão meteórica nestes 20 anos, depois de seis anos na 2ª Divisão B, onde chegou a disputar uma subida à 2ª Divisão Honra, desce à 3ª Divisão.